JUBILEU DE RUBI – OAB Roraima celebra 40 anos de implantação neste 26 de novembro

Com 2.401 profissionais inscritos em seus quadros, o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Roraima, comemora neste dia 26 de novembro de 2019, o seu “Jubileu de Rubi”. E o presidente da Seccional, Ednaldo Gomes Vidal, destaca o papel importante da instituição e sua consolidação no Estado.

Ednaldo Vidal é o 11º presidente da OAB-RR desde a sua instituição, e tem como vice-presidente a advogada Clarissa Vencato. A Seccional tem como secretária geral, a advogada Éllen Eurídice; secretário-geral adjunto, o advogado Cláudio Belmino; e tesoureira, a advogada Marlene Elias.

Na composição de cargos de conselheiros federais estão os advogados Emerson Luis Delgado, Rodolpho Cesar Maia de Morais, Dalva Maria Machado, Bernardino Dias de Souza Cruz Neto e Stélio Dener de Souza  Cruz.

A Caixa de Assistência é formada pelos advogados Ronald Rossi, presidente; Natália Leitão, vice-presidente; Luiz Távora, primeiro secretário; Cíntia Schulze, segunda secretária; e Iana Santos, ao cargo de tesoureira.

No total, 74 profissionais compõem a diretoria da seguinte forma: cinco membros na Diretoria da Seccional, cinco membros na Diretoria da Caixa de Assistência e mais três suplentes, 25 conselheiros seccionais titulares, 30 conselheiros seccionais suplentes, e seis conselheiros federais (três titulares e três suplentes).

MENSAGEM DO PRESIDENTE

“A OAB é a voz constitucional do cidadão brasileiro, missão assegurada pela Carta da República, pela Lei federal estatutária e por decorrência da história do Brasil.

Vivemos um momento de júbilo, pois durante 40 anos enfrentamos muitos percalços sem os quais, todavia, não teria este Conselho Seccional fincado ainda nos mais profundos e sólidos pilares de sua trajetória em prol dos advogados e da sociedade roraimense, acolhendo, reunindo e defendendo os mais de dois mil profissionais que militam neste Estado.

Com este sentimento, a OAB Roraima e todos os seus associados é protagonista da história do país, na edificação do estado democrático de direito. Não admitimos a voz única do autoritarismo. Repulsamos o preconceito, a discriminação e a intolerância. E defendemos a pluralidade, o respeito à diferença e a centralidade do ser humano.

Neste Jubileu comemoramos a proteção jurídica da igualdade. Parafraseando o sociólogo, historiador, cientista político, escritor brasileiro e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (1977 a 1979), Raymundo Faoro, há um princípio que não admite qualquer transigência, sem igualdade e liberdade, não há advogado; e sem advogado, não há igualdade e liberdade.

Comemoramos 40 anos priorizando as bandeiras de inclusão, garantia dos direitos e a participação efetiva das mulheres nos debates políticos da Ordem, com a igualdade de gênero e de raça, descontextualizando a subordinação, estereótipos e desvantagens estruturais, pois se trata de um postulado constitucional.

Comemoramos o guarnecimento do Estado de Direito, pois lutamos incansavelmente pela igualdade de armas no processo, fundamental ao julgamento justo. Pois são escudos contra o arbítrio do poder público, o processo legal, a ampla defesa e a presunção de inocência.

Comemoremos este Jubileu de Rubi reafirmando nosso juramento e compromisso de unir esforços para assegurar o processo justo, indispensável à segurança jurídica e à qualidade da distribuição da Justiça. Pois a Constituição, ao declarar que o advogado é indispensável à justiça e inviolável no exercício da profissão, reconhece que a advocacia é fundamental ao Estado de Direito e a uma sociedade justa, livre e igualitária.”

 

Ednaldo Gomes Vidal

Presidente OAB Roraima