28 profissionais recebem carteiras da OAB na primeira cerimônia de 2018

Na solenidade, houve ainda a entrega de carteira a dois estagiários de Direito

A primeira solenidade de entrega de carteiras da OBA deste ano recebeu 28 novos profissionais da advocacia e dois estagiários de Direito. A cerimônia aconteceu, nesta segunda-feira (19), durante a reunião do Conselho Seccional deste mês, realizada no Eco Hotel.

O presidente da OAB, Rodolpho Morais, ao dar as boas vindas aos novos profissionais destacou o papel da advogada e advogado a partir de hoje. “Vocês têm, a partir de agora, uma responsabilidade imensa para com a classe e com a sociedade. A promessa que fizeram aqui hoje perante este conselho deve ser missão de vida profissional de todos vocês: defender a constituição, o estado democrático de direito, os direitos humanos e a boa aplicação das leis”, ressaltou.

Por consequência, continua o presidente, ao desenvolver seu trabalho, os profissionais da área representarão não só os próprios clientes, mas toda a classe da advocacia brasileira. “A medida que vocês sofrerem alguma limitação de suas prerrogativas, podem ter certeza que não serão violados apenas o seu direito, está sendo violada a sua prerrogativa de mais de 1,2 milhão de advogados do Brasil inteiro. Isso a OAB não vai tolerar, estaremos sempre ao lado de vocês”, destacou.

Morais relembrou às jovens advogadas e aos jovens advogados para que exerçam sua profissão pautada na ética. “É importante que nós tenhamos a consciência da transparência com o cliente, da honestidade com o cliente, importante que a gente tem a correta compreensão da demanda que vai ser interposta no poder judiciário. Isso traz a satisfação de ter o cliente agradecendo no final do processo”, observou.

Por fim, ressaltou que a OAB é a nova casa dos novos profissionais, ressaltando do trabalho que a Seccional tem realizado no sentido de colaborar para a inserção da jovem advocacia no mercado de trabalho, como por exemplo, o apoio que é dado com o escritório compartilhado.

Além disso, abordou que a Seccional tem trabalhado constantemente para transformar a anuidade em investimento. “Todo o nosso esforço é levar para coluna de investimento o que pagamos de anuidade, através dos benefícios que oferecemos nos serviços da Seccional e a Caixa de Assistência. Tenham certeza que estamos dedicamos um pouco do nosso tempo e suor para a construção dessa grande família que é a OAB”, concluiu.

Um dos novos advogados que recebeu carteira foi Renan Gonçalves. Além do sentimento de gratidão que sentia naquele momento pelo apoio que teve da família e amigos, ele afirmou que outra alegria era fazer parte da OAB.
“A OAB é o nosso primeiro grande foco na faculdade. A gente quer se formar, mas antes de querer ser alguma coisa, a gente quer passar na OAB. Quer ter o prazer de fazer parte dessa instituição e hoje estou realizando esse sonho”, disse.

Ressaltou ainda o apoio que a Ordem dos Advogados do Brasil oferece à classe. “A presença da instituição ao nosso lado, garantindo a defesa das prerrogativas, dando apoio a quem está iniciando a carreira, colocando as comissões à nossa disposição para que a gente se sinta em casa, é o mais importante. A gratidão também à OAB por estar nos recebendo assim de forma tão positiva”, ressaltou.

Raquel Pereira Uchôa também recebeu nesta segunda sua carteira da OAB. Para ela, aquele momento tinha um significado de conquista. “Cinco anos de estudos, fazer a prova da OAB e passar é um sonho de todo estudante de Direito. Então é uma conquista muito grande para cada um de nós”, observou.

O jovem advogado Matheus da Silva Frazão também se sentia grato pelo momento, mas com muita consciência dos desafios que terá pela frente. “Apesar de o mercado de trabalho estar bem concorrido, mas temos que tentar fazer o melhor para nos destacar. Nesse momento, penso em fazer uma pós-graduação na área eleitoral para me aperfeiçoar e atuar nesse espaço”, concluiu.