Começa 23ª edição da Conferência Nacional da Advocacia em São Paulo

Teve início, na manhã desta segunda-feira (27), a 23ª edição da Conferência Nacional da Advocacia. O evento reúne os principais nomes da advocacia brasileira até o dia 30 de novembro, em São Paulo. E a advocacia roraimense marcou presença no maior evento jurídico do Brasil, que vai reunir esta semana mais de 20 mil inscritos.

A advocacia roraimense marcou presença na Conferência Nacional da Advocacia. Uma caravana com mais de 40 advogadas e advogados de Roraima está no evento, que terá 40 painéis, 55 eventos especiais com debates sobre os assuntos mais importantes da sociedade e da classe. Além dos congressistas, os profissionais de Roraima vão palestrar, presidir e secretariar alguns painéis e eventos especiais. Confira a lista.

O presidente da OAB Roraima, Rodolpho Morais, ao comentar o primeiro momento do evento, a solenidade de abertura da Conferência, afirmou que mais uma edição do encontro demonstra a força que tem a reunião da advocacia brasileira. Nos discursos de abertura, as autoridades reforçaram a importância da OAB e da advocacia para a cidadania.

“E esse papel fundamental da advocacia está conclamada na Constituição Federal, em que garante que o advogado é indispensável à administração da justiça. Nós entendemos que não é só isso, mas da própria sociedade. O tema da nossa conferência reflete isso: vamos discutir cidadania, democracia e, principalmente, inclusão. Esse é um momento histórico da advocacia brasileira e como foi dito por todos: a OAB não é só dos advogados é do povo brasileiro”, concluiu.

Ela destacou ainda a participação de Roraima. “A advocacia roraimense se fez presente estará fazendo durante toda a semana. São inúmeros painéis e inúmeros assuntos que estão sendo debatidos de interesse não só da advocacia, mas da cidadania brasileira. Então é importante que a advocacia tenha esse debate, e que seja um grande sucesso a nossa conferência”, afirmou.

O diretor tesoureiro do Conselho Federal, Antonio Oneildo Ferreira, também avaliou a solenidade. “A abertura da Conferência é onde reunimos as autoridades e o quadro diretivo da OAB e expressamos o sentimento da advocacia e o objetivo do evento. Daqui sairão as reflexões e conteúdos que pautam as ações da advocacia, que possam contribuir com as instituições na construção e o fortalecimento da pauta que cabe à advocacia, conforme o art. 44 da lei 9806”, observou o diretor.

O presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, ao abrir os trabalhos ressaltou o papel histórico da Ordem em defesa da advocacia e da sociedade, além de fazer fortes críticas à corrupção que assola os três poderes da República. “Sofremos uma escassez de boas referências que é sintoma de um problema maior: parte substancial da classe política resolveu apostar o que lhe resta em sua própria sobrevivência, dando as costas para a construção de consensos e de pactos que permitam saídas conjuntas, moderadas e razoáveis. O cenário é devastador”, avaliou.

STF
Na solenidade de abertura, além dos dirigentes do Sistema OAB, o evento contou com a participação de autoridades da Justiça e política do país. A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, destacou o trabalho da OAB em defesa dos direitos fundamentais.

“A OAB tem uma história, desde sua primeira conferência nacional, que foi em 1958, de defesa dos direitos fundamentais. Essa é uma defesa permanente, uma luta permanente, a OAB continua cumprindo seu papel. A importância é termos uma instituição que nunca se deteve diante de qualquer período, ou de dificuldade maior ou menor, pela continuidade da luta pela eficácia dos direitos fundamentais, daí a importância da Conferência Nacional da Advocacia”, disse a presidente do STF.