Desembargador Almiro Padilha é homenageado pela advocacia roraimense

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima homenageou ontem (20), durante a reunião do Conselho, o desembargador Almiro Padilha, por sua atuação como presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, no biênio 2015/1016, e em especial pelo diálogo e atendimento às demandas da advocacia roraimense.

Ao agradecer a homenagem, o desembargador afirmou que estava emocionado e feliz pelo reconhecimento que havia partido da OAB, instituição que representa suas raízes na advocacia, e de onde já foi presidente por três mandatos.

“No dia de hoje, eu confesso aos senhores que é uma alegria imensa receber essa homenagem, que considero muito importante porque aqui retorno às minhas origens. Foi aqui que dei os primeiros passos em Roraima. Tenho um agradecimento profundo à advocacia e eu jamais quero esquecer isso. Quem não tem passado, não tem presente e, certamente, não terá futuro”, observou.

Além disso, o magistrado explicou que o momento em que recebe a homenagem é também especial, pois está se preparando para voltar à advocacia. “Recebo essa homenagem no momento em que me encaminho para o final da minha profissão como magistrado. Pretendo em breve encerrar a minha contribuição para a magistratura e está na hora de retornar às minhas raízes. Portanto, essa homenagem, eu diria, que é a mais importante da minha vida”, ressaltou.

SECCIONAL RORAIMA

Para o presidente da OAB Roraima, Rodolpho Morais, a homenagem do Conselho Seccional é um reconhecimento público ao magistrado pelo trabalho desenvolvido no Poder Judiciário, sempre esteve sensível em atender a todos e, principalmente, as demandas da advocacia.

“O sentimento que temos é de fortalecimento e valorização da advocacia quando o gestor do Poder Judiciário demonstra ter a preocupação de dar efetividade àquilo que a Constituição Federal resguarda, que é o princípio do contraditório e da ampla defesa, pois bem antes de assumir a presidência, foi o primeiro a abrir a sustentação oral para os advogados nas ações de agravos de instrumento na 1ª Câmara, quando não havia previsão legal”, observou.

Destacou ainda que enquanto gestor do Poder Judiciário sempre procurou atender as demandas da advocacia, de maneira célere. Ao lembrar algumas delas, apontou como exemplo a conquista das mulheres advogadas que passaram a ter preferência, nas audiências, quando lactantes ou grávidas, além do espaço destinado à amamentação.

“Portanto, a advocacia roraimense não poderia deixar de homenagear Vossa Excelência por todo esse trabalho, por todas essas demandas que sempre teve a sensibilidade de atender. É esse tipo de diálogo que a advocacia precisa com o Judiciário. Nós não estamos aqui e nem vamos ser aqueles agentes só de levantar o dedo e fazer crítica. De forma nenhuma. Nossa intenção é de fortalecer o diálogo para que os empecilhos possam ser cada vez mais resolvidos e que possam atender a advocacia e a quem busca a prestação jurisdicional no Poder Judiciário”, afirmou.

Rodolpho Morais também ressaltou a atuação do magistrado na ampliação da infraestrutura do poder judiciário, quando esteve na presidência do TJ. “Hoje nós temos, por exemplo, um Fórum Criminal excepcional. Acho que poucos estados do Brasil possuem um fórum tão aparelhado e tão bem estruturado como o de Boa Vista”, avaliou.

CFOAB

O diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antônio Oneildo Ferreira, ao fazer uso da palavra afirmou que a homenagem da Seccional Roraima é um ato de justiça. Segundo ele, a trajetória do magistrado, não só como representante da advocacia no Poder Judiciário, mas bem antes como dirigente da Ordem, demonstra uma atuação exitosa no que se propõe a composição do Poder Judiciário com o Quinto Constitucional.

“Seja como advogado militante e como dirigente comprometido com as causas da OAB, bem como no âmbito da magistratura, nós sempre encontramos um desembargador que sempre levou todas as pautas da advocacia no exercício da Judicatura, sem nenhum comprometimento no que se exige para o exercício da magistratura porque a proposta do Quinto é exatamente esta: levar para o Judiciário, a vivência, a pauta de adversidades que a advocacia enfrenta no dia a dia”, explica Ferreira.

Ele afirmou ainda que todo o encaminhamento da pauta da advocacia ocorre, principalmente, para o aperfeiçoamento do funcionamento da Justiça. “Então por esses aspectos é que este Conselho lhe homenageia: por todas essas questões e, principalmente, pelo diálogo constante com a advocacia, na perspectiva de receber, encaminhar e contribuir para a construção da pauta da cidadania, em todos os aspectos necessários para o melhor serviço de atender os interesses da sociedade”, afirmou.

Por fim, o diretor-tesoureiro parabenizou a iniciativa do Conselho Seccional e ressaltou a satisfação da advocacia “no acerto dos representantes da advocacia junto ao Poder Judiciário roraimense”.

“Primeiro o desembargador Elair de Morais, que toda a advocacia que com ele conviveu festeja, elogia e saúda sua atuação, e agora o desembargador Almiro, que tem estampadamente cumprido este papel, de forma exitosa para a magistratura, para a sociedade, no âmbito judiciário. Quero parabenizar a Seccional pela felicidade do gesto e do reconhecimento. Não adianta fazermos homenagens para depois da vida. Elas são importantes e simbólicas, mas não cumprem seu papel quando homenageamos de corpo presente, no calor na proximidade”, finalizou.