EM SÃO PAULO: Mais de 40 profissionais de RR estarão na Conferência Nacional da Advocacia

A comitiva de Roraima já confirmou presença em um dos maiores eventos jurídicos do mundo. Até o momento, a caravana roraimense já conta com 43 profissionais inscritos para a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que será realizada entre os dias 27 a 30 de novembro, em São Paulo.

Durante quatro dias, a cidade de São Paulo receberá dezenas de milhares de advogados, estudantes e interessados para 40 painéis oficiais, dezenas de eventos especiais, feira jurídica e atrações culturais. Serão mais de 270 palestrantes.
Confira o temário da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

RORAIMA – Além da busca por conhecimento e integração, os profissionais de Roraima terão participações em alguns eventos que vão acontecer durante a Conferência.

O presidente da Seccional Roraima, Rodolpho Morais, vai presidir o Painel 31 (Igualdade e Ações Afirmativas), no dia 29/11 acompanhado do conselheiro federal Bernardino Dias de Souza Cruz Neto, que será o relator, e a advogada Reti Jane Popelier, que atuará como secretária. No painel, estão previstas apresentações sobre liberdade religiosa, igualdade racial, diálogos com sistemas de justiça indígenas, imigração e refugiados, cotas, reparação da escravidão e o papel da advocacia.

O diretor tesoureiro do Conselho Federal, Antonio Oneildo Ferreira, falará sobre ‘A democracia no Sistema OAB e Igualdade de Gênero’, durante a realização do Painel 6 – Mulher Advogada (Igualdade de gênero), que será realizado no dia 27/11.

Além disso, Oneildo estará no I Encontro Nacional da Advocacia Negra, como palestrante da mesa III – Construindo Oportunidades em grandes escritórios, e que terão ainda os presidentes da OAB/SP, Marcos da Costa, e da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. Por fim, Oneildo também vai apresentar uma palestra no IV Encontro Nacional de Ouvidores da OAB, marcado para o dia 28/11.

O vice-presidente da OAB Roraima, Ednaldo Vidal, será o relator da Mesa 1 do evento especial – A defesa da Advocacia Criminal Brasileira, que será realizado dia 27 de novembro. O conselheiro federal Emerson Delgado Gomes participará da segunda mesa do evento especial ‘Desafios Contemporâneos para o Direito Eleitoral’. O conselheiro de Roraima será o relator da mesa ‘Partidos políticos entre democracia e o autoritarismo’, que será presidida por Vânia Siciliano Aieta, presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ. O secretário da mesa será o membro da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho, Wederson Advincula Siqueira.

O conselheiro federal, Alexandre Dantas, será o secretário do painel 21 (Sociedades de Advogados), acompanhado dos advogados Carlos José Santos da Silva, que vai presidir o painel e Joaquim Felipe Spadoni, que será o relator. O painel vai discutir desde os avanços normativos das sociedades dos advogados, como a gestão de escritórios, plano de carreira, inteligência artificial, reforma tributária e as relações societárias e profissionais nas sociedades.

Além disso, o conselheiro Dantas, que também é ouvidor-adjunto do Conselho Federal, fará parte da mesa de abertura do IV Encontro Nacinal de Ouvidores da OAB, que será realizado dia 28, e coordenado pelo ouvidor nacional da OAB, Elton José Assis.

A secretária da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Florany Mota, vai apresentar o Painel 3 (Por mais mulheres na OAB) durante o Encontro Nacional do Movimento Mais Mulheres na OAB, que será realizado no dia 28/11. A presidente da Comissão da Mulher Advogada de Roraima, Clarissa Vencato, também está confirmada para coordenar uma roda de conversa sobre Direitos da Mulher Advogada. O evento terá um ato público sobre ’16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher’, palestra com a ex-ministra do STF, Eliana Calmon, apresentação de ações exitosas das comissões e a assinatura do termo ‘Por mais Mulheres na OAB’.

PROGRAMAÇÃO
Serão realizados 40 painéis durante o evento, divididos em oito eixos temáticos. Eles começarão na tarde do dia 27 de novembro e irão até a tarde do dia 29. Cada turno (manhã/tarde) abrigará oito painéis simultâneos. Mais de 250 palestrantes participarão dos debates.

Os oito eixos temáticos são: 1. Direitos e Garantias Constitucionais: Cidadania e Transparência; 2. O Necessário Combate à Corrupção e o Devido Processo Legal; 3. Reformas Estruturais: Avanços e Retrocessos; 4. A Garantia do Acesso à Justiça; 5. Protagonismo da Advocacia: Valorização, Prerrogativa, Ética e Ensino Jurídico; 6. Pluralismo: Liberdade, Igualdade e Tolerância; 7. Direitos Humanos; 8. Questões Atuais e Relevantes no Direito.
Confira a programação completa dos painés clicando aqui

Eventos Especiais
A XXIII Conferência Nacional da Advocacia terá ainda uma programação com mais de 50 eventos especiais. Com temáticas variadas, estes encontros debaterão questões atuais do direito e da sociedade. Todos os inscritos na conferência podem participar deles.
Acesse aqui a programação completa dos eventos especiais

Acompanhe o evento nas redes sociais utilizando a hashtag #ConferênciaOAB e acessando os perfis oficiais do Conselho (@CFOAB) e da Seccional Roraima (@OABRORAIMA). Também confirme presença no evento oficial no Facebook.