ENCONTRO VIRTUAL: Familiares poderão enviar mensagens em vídeo para detentos da Pamc

A partir da próxima semana, os custodiados da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) poderão durante alguns minutos acompanhar por um telão, na área de banho de sol da unidade prisional, mensagens gravadas em vídeo por familiares e dirigidas a eles. A alternativa surgiu diante da suspensão das visitas presenciais de familiares devido à pandemia do novo coronavírus.

O projeto foi idealizado para Roraima pela Sejuc (Secretaria estadual de Justiça e da Cidadania) como medida para amenizar o estresse da ausência de visitas físicas aos detentos e recebeu o apoio da OAB Roraima e DPE (Defensoria Pública Estadual) em reunião realizada na última sexta-feira, 24.07, quando ficou definida a logística para a gravação dos vídeos.

Conforme o presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, a Ordem vai disponibilizar a estrutura e local para que os advogados e advogadas viabilizem a gravação dos vídeos para os familiares dos detentos. Estas mensagens serão juntadas às das famílias atendidas pela DPE, que também fará a gravação com os familiares para serem entregues à Sejuc. Os vídeos serão veiculados durante o banho de sol para os detentos.

“Os advogados e advogadas entrarão em contato com os clientes e seguindo todas as medidas de segurança e prevenção, vamos gravar estes vídeos utilizando nossa estrutura e juntar com os vídeos da DPE. Esta é mais uma oportunidade para que os detentos saibam do mundo exterior e como estão seus familiares. É uma maneira de buscarmos a ressocialização enquanto aguardamos o retorno das visitas físicas dos familiares”, declarou Ednaldo Vidal.

O defensor público geral, Stélio Dener, ressaltou a importância da comunicação virtual e afirmou o interesse da DPE em fazer com que as famílias e as pessoas que estão custodiadas no sistema prisional de Roraima se comuniquem, tanto de dentro pra fora quanto de fora pra dentro. “Vamos começar esse trabalho agora, enviando os vídeos das famílias para que os detentos possam assistir durante o banho de sol e contribuir com a ressocialização enquanto pensamos conjuntamente com as demais instituições na forma de como ocorrerá o retorno das visitas presenciais”, disse.

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, André Fernandes, explicou que inicialmente os vídeos serão gravados apenas com os familiares para serem enviados aos detentos e entregues à Sejuc todas as sextas-feiras. “Esta parceria é importante para que os internos tenham notícias dos parentes aqui fora. Vamos começar levando os vídeos para eles assistirem e, posteriormente, vamos ver como será o retorno”, afirmou.

Precisa de ajuda? Fale Conosco