Lamachia convoca advogados de Roraima a defender Brasil mais justo

Durante a visita à Roraima, o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, que deu posse a nova Diretoria da Seccional Roraima, em solenidade, realizada no Fórum Advogado Sobral Pinto, destacou a importância da instituição para o Brasil, de tal modo, que tem o dever de liderar a sociedade civil organizada.
Segundo ele, a OAB nunca foi tão demandada a participar de debates importantes para toda a sociedade brasileira. “A OAB é o porto seguro da cidadania, pois os advogados são agentes de transformação social e estamos passando por um momento delicado, de crise política e financeira. Digo ainda que estamos passando por uma crise ética sem precedentes. E a OAB trabalha exatamente em cima dessa linha. Diante disso, cada vez mais estamos sendo chamados para participar de debates nacionais, com temas de fundamental importância para a reunificação para nosso país”, observou, destacando a importância dos advogados atuarem, defendendo um Brasil mais justo.
“Proponho iniciar essa verdadeira revolução por Roraima. Vamos entrar nessa luta, não armada, sem sangue, mas por amor a ética, em busca de um futuro melhor para as próximas gerações. Nós podemos fazer muito como advogados cidadãos. Hoje o Brasil está dividido e nós podemos entrar nessa luta, tirar o país desse momento de confronto. Por isso, convoco cada dirigente de ordem pelo compromisso com nosso país que precisa de nós”, chamou Lamachia, ao lembrar que a OAB tem como dever a luta pelos direitos humanos e igualdade social por um país maior.
Ele destacou que este é um ano em que diversas conquistas estão se consolidando, razão de motivação para a categoria, que precisa hoje olhar a instituição e reconhecer o significado dela para a sociedade. “Estamos vivendo um momento de muita alegria e comemoração por conquistas, como o novo Código de Processo Civil, que entra em plena vigência agora no mês de março, acabando com o aviltamento e desrespeito às prerrogativas e honorários advocatícios. Além disso, também comemoramos agora a participação em inquéritos policiais e a atuação individual do advogado, assim como muitos outros projetos de lei, buscados pela Advocacia e conquistados com muita dedicação da última gestão da OAB, que atuou de maneira participativa junto com todos os presidentes de seccionais em todo país”, declarou.
E tal momento favorável foi ainda analisado por Lamachia como hora propícia para atuar de maneira a fortalecer a cidadania brasileira. “Parte do DNA da OAB é feito do compromisso e defesa intransigente da prerrogativa advogado, pela fiscalização exercício profissional. Mas exigimos esse respeito porque são esses profissionais que muitas vezes, grande parte das vezes, dizem o que a maioria das pessoas não podem, por uma razão ou outra”, observou, destacando assim a importância dessa defesa pelas prerrogativas dos advogados, mas também pela defesa da capacidade de atuação do judiciário em todo o país, visando, por meio da Justiça, garantir a cidadania dos brasileiros.
O presidente afirmou que a OAB pretende também trabalhar em parceria com o Judiciário, com vistas no melhor atendimento ao cidadão, que ainda hoje sofre com a carência de serviços mais eficientes para causas, que foram parar na esfera judicial, porque é lá que as pessoas esperam ter seus direitos garantidos.
“Temos também que que atuar e debater sobre esse tema e encontrar soluções para o poder judiciário, para garantir mais juízes, mais servidores e processos mais céleres. Cada advogado precisa ter a consciência de que nós somos os verdadeiros defensores da liberdade, dos direitos e a OAB precisa lutar pela dignidade e pela vida de muitas pessoas”, declarou.

lamachia

lamachia1