OAB integra grupo de instituições da campanha por um trânsito mais seguro

Coordenada pelo MP e órgãos de trânsito, mais de 20 instituições assinaram nesta quarta a carta de intenções do Maio Amarelo

Presidente da OAB, Rodolpho Morais, ao assinar a carta de intenções do Maio Amarelo

O presidente da OAB Roraima, Rodolpho Morais, participou nesta quarta-feira (2) da solenidade de lançamento da campanha Maio Amarelo, que terá como tema este ano “Nós Somos o Trânsito”. Na ocasião, houve a assinatura da carta de intenções das mais de 20 instituições que se comprometeram a participar da mobilização por um trânsito mais seguro em Roraima.

De acordo com o presidente da Seccional Roraima, Rodolpho Morais, a OAB aceitou prontamente o convite feito pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), que este ano coordena as ações, para participar dessa parceria em prol da paz no trânsito.

“Acreditamos que essa mobilização das instituições trará resultados para o nosso trânsito, uma vez que os esforços serão concentrados para um mesmo objetivo e por órgãos dos mais variados objetivos, principalmente, as escolas públicas e privadas, buscando sempre uma melhor educação para o trânsito”, ressaltou.

As tratativas para a atuação conjunta são conduzidas pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio, e pelo promotor Sílvio Abbade, titular da Promotoria de Justiça do Trânsito em Boa Vista.

A promotora da Saúde, Jeanne Sampaio, explica que a iniciativa visa reduzir acidentes de trânsito. “Sabemos que o resultado não é imediato. Mas com a unificação das ações a ideia é atingiremos uma parcela maior da população. São muitas as internações, óbitos e pessoas sequeladas em razão de acidentes de trânsito”, pontua.

Para Sílvio Abbade a parceria em torno do tema é fundamental. “A atuação conjunta trará benefícios à sociedade. A complexidade da abrangência envolvendo acidentes de trânsito é enorme, com impacto direto nos serviços de saúde do Estado, que tem que arcar com o tratamento das vítimas. Em Roraima, já houve período em que 70% dos leitos do Hospital Geral, estavam ocupados com pessoas sequeladas pelo trânsito violento”, relata.

Conforme os promotores, é preciso coibir o excesso de velocidade, suprir a falta de fiscalização no trânsito, bem como trabalhar a questão preventiva por meio da educação com propósito único de conscientizar os condutores.

Foram convidados pelo MPRR a assinarem a carta de Intenções as secretarias estaduais e municipais de Saúde e da Educação; Corpo de Bombeiros; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Sindicato das Auto Escolas; Samu; Detran; Secretaria Municipal de Trânsito; escolas particulares e instituições como OAB, Sest/Senat, Sistema Fier e Conselho Regional de Medicina (CRM).

Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.