OAB lança pesquisa sobre serviços das operadoras de telefonia e internet

c99e3db826c0f4cc2688a36ce3b60e1a_XL

Problemas com operadoras de telefonia móvel, fixa e internet fazem parte da rotina da maioria dos brasileiros. Em Roraima, não é diferente. Com base no grande número de reclamações registrados nos órgãos de proteção e defesa do consumidor (Procons), a Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima (OAB-RR),na manhã de ontem, lançou a pesquisa para análise da satisfação dos clientes quanto aos serviços prestados pelas companhias do ramo.

A ação ocorrerá durante 30 dias no Terminal Rodoviário João Campana Wanderley, no Centro, onde os clientes de todas as operadoras (TIM,Oi,Vivo e Claro) podem dar sua opinião e fazer uma avaliação, respondendo aos cinco tipos de questionários formulados pela Ordem no que diz respeito a telefonia fixa, móvel, internet móvel e fixa, além de TV por assinatura.

O presidente da OAB-RR, Jorge Praxe, explicou que o objetivo é levantar dados para assim representar às reclamações junto aos Procons locais e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no sentido de que tomem providências cabíveis aos problemas. “Buscamos nessa pesquisa observar a avaliação dos consumidores. Sabe-se que a demanda de reclamações aumenta a cada mês nos órgãos, pois a situação é complicada em Roraima. Tentaremos obter também informações com as operadoras sobre comercialização, condições de equipamentos e os motivos desses transtornos”, disse.

Ele acrescentou que a OAB pretende alcançar, com a ação, um elo mais forte com a sociedade civil organizada. “Este é um dos compromissos da nossa gestão por meio do fortalecimento das comissões. A Ordem é uma instituição que trata de diversos itens que envolvem diretamente a sociedade, por isso buscamos, nesse contexto, abrir essa cortina que é a telefonia e internet no país”, complementou.

As queixas mais comuns registradas estão relacionadas ao sinal, área de cobertura, lentidão para acesso a internet e cobranças indevidas. No Procon Estadual, de 30 atendimentos diários,5% diz respeito a reclamações do ramo de telefonia, assim como no Procon da Assembleia Legislativa do Estado, onde foi registrado um aumento nos números de situações que têm deixado os consumidores insatisfeitos.

“Hoje realizamos cerca de 40 atendimentos por dia e o percentual de reclamações sobre os serviços que envolvem telefonia é de 20% até o momento. Se comparado ao ano passado, houve um aumento onde registramos 12%”, analisou o diretor do Procon Assembleia, Lindomar Coutinho.

Ao final da pesquisa, a OAB vai elaborar um relatório com o intuito de que medidas administrativas ou judiciais sejam tomadas por parte de órgãos competentes que serão acionados. “Esta é a continuidade de um trabalho que estamos desenvolvendo para conseguir qualidade e proteção ao consumidor tendo em vista, que já nos reunimos com representantes das telefonias que alegaram enfrentar entraves burocráticos com a Secretaria de Municipal de Gestão Ambiental para liberação de concessão de antenas. Mas verificamos que essas informações são improcedentes”, destacou o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB, Rawlins Coelho.

Questionado sobre um novo reajuste de tarifas anunciado nesta semana pela OI- empresa que fornece serviços de telefonia fixa e internet, Coelho informou que essa situação será analisada. “Cabe sim análise dessa situação, haja vista que para reajustar tarifas e cobranças precisa-se comprovar melhorias na qualidade dos serviços, o que não estamos percebendo em meio a tantas reclamações”, afirmou o presidente da Comissão.

Para a estudante Bruna Vitória, a iniciativa é de grande importância, pois acredita que somente assim, com força maior, os problemas serão resolvidos. “Não adianta procurarmos individualmente a solução deste caos. Com essa pesquisa, certamente o resultado é de grande insatisfação. Utilizo meu celular para pesquisas na internet e manter contatos. Porém, sempre surgem problemas que nem mesmo a operadora sabe explicar a razão”, disse. (A.K.O)