OAB Roraima recomenda que Estado contrate fisioterapeuta para atuar no Hospital de Campanha

O presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, encaminhou na sexta-feira, 09.04, ofício ao governador Antonio Denarium, recomendando a locação ou contratação de mais profissionais terapeutas em número compatível para atender a demanda de pacientes no Hospital de Campanha, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde do Governo Federal diante da pandemia da Covid – 19.

O pedido se deu após uma reclamação registrada junto à OAB Roraima, sobre a limitação destes profissionais para manusear máquinas respiratórias nos procedimentos de fisioterapia pulmonar na unidade, nos dias 7 e 8 de abril, prejudicando o atendimento aos pacientes.

Conforme a reclamação, na data mencionada, apenas um (01) médico estava responsável por 80 pacientes; um (01) profissional fisioterapeuta estava atuando por turno naquela unidade; um (01) enfermeiro por bloco, sendo que a unidade possui seis (06) blocos; com o auxílio de dois (02) técnicos de enfermagem em cada bloco. Os profissionais informaram que muitos deles trabalham por dois ou três dias seguidos.

Porém, o problema maior está relacionado ao fisioterapeuta, pois a unidade dispõe de apenas um (01) profissional por turno para cuidar de 80 pacientes. De maneira que, os pacientes que necessitam de fisioterapia três vezes ao dia, só estão conseguindo fazer uma (01) vez. A exemplo disso, uma paciente foi internada no dia 7 de abril com 50% do pulmão comprometido, mesmo com a ordem do médico para realizar fisioterapia, só foi atendida no dia 8 de abril, mais de 24 horas depois de dar entrada a unidade.

“O que percebemos é que estes profissionais estão sobrecarregados e é necessário aumentar o número para atender a demanda. Não tem condições de apenas um (01) fisioterapeuta atender 80 pessoas por turno. Sabemos do aumento dos casos e a necessidade de contratação é iminente para atuar no sistema de saúde, especialmente, no Hospital de Campanha do Estado de Roraima”, afirmou Ednaldo Vidal.

O ofício também foi enviado ao secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes; ao coordenador do Hospital de Campanha do Estado de Roraima e à procuradora-geral de Justiça do Estado de Roraima, Janaína Carneiro Costa.