OAB Roraima se posiciona a favor da abertura de processo de impeachment contra Dilma

O entendimento da seccional será levado ao conhecimento do Conselho Federal da OAB, que vai deliberar nesta sexta-feira, dia 18, sobre o impedimento da presidenta
O conselho da OAB-RR se reuniu extraordinariamente na tarde desta quinta-feira, dia 17, por ocasião da convocação de todos os conselheiros e presidentes de seccionais pelo Conselho Federal da OAB
Os conselheiros da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima) votaram na tarde desta quinta-feira, dia 17, sobre o apoio ao processo de impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff e decidiram posicionamento favorável a ação pelo CFOAB (Conselho Federal da OAB). A votação ocorreu em reunião extraordinária do conselho seccional, por ocasião da convocação do Colégio de Presidentes da OAB e do Conselho Federal, que vai deliberar nesta sexta-feira, dia 18, em Brasília (DF), a respeito do impedimento da presidenta. Para isso, solicitou o posicionamento e participação de todas as seccionais.
Segundo o presidente da OAB-RR, Rodolpho Morais, na reunião em Brasília, a pauta a ser discutida por conselheiros e presidentes será além do processo de impeachment, a legalidade da divulgação das escutas telefônicas do ex-presidente Lula, que está sendo investigado na operação Lava Jato, e a ofensa à OAB, na pessoa do presidente Claudio Lamachia, registrada nas escutas recém divulgadas.
“A Diretoria da OAB-RR é a voz do nosso conselho, por isso, antes de levarmos o posicionamento da Seccional Roraima, resolvemos debater com todos os conselheiros os últimos graves acontecimentos políticos no Brasil, que causaram uma revolta social, pois a autonomia dos poderes está colocada em xeque e a OAB como uma instituição que vem nos 85 anos de atuação lutando pelas prerrogativas dos advogados e com compromisso com a sociedade precisa se posicionar, levando em conta o entendimento da categoria em todos os estados”, explicou.
Durante a reunião também foi aprovada a publicação de uma nota de repúdio contra as agressões cometidas contra a OAB, na pessoa do presidente do CFOAB, Claudio Lamachia e uma propositura no conselho federal de uma sessão em desagravo ao presidente.
“A categoria em Roraima deliberou por repudiar as agressões feitas nessas ligações entre um ministro e um ex-presidente da República, às instituições como a OAB e o Supremo Tribunal Federal; por posicionamento favorável ao processo de impeachment contra a presidente; e pedimos a efetiva investigação contra os acusados na operação Lava Jato. Não podemos mais tolerar nosso país sendo vilipendiado por pessoas com conduta ilegal contra a sociedade brasileira”, declarou Morais.

reuniao1

reuniao2