OAB Roraima vai receber relatório diário de ações da Sesau no combate à Covid – 19

O presidente da OAB Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, juntamente com o presidente da Comissão de Direito Médico da Seccional, Michael Nóbrega e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Hélio Abozaglo, esteve reunido na tarde desta terça-feira, 13.04, com o secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes, para tratar sobre as ações realizadas pelo Estado no atendimento, diagnóstico e tratamento da Covid-19. Bem como a disponibilidade de profissionais de saúde para atender a demanda.

Na ocasião, o secretário Marcelo Lopes apresentou dados estatísticos sobre a pandemia e o número de casos registrados em Roraima, incluindo testes realizados e resultados, bem como as internações e tratamentos.

Além do número de óbitos que atingem 1,5% dos casos confirmados. Informou que a Pasta estará publicando na próxima semana o processo de aquisição de vacina visando a execução de um plano de vacinação na faixa etária de 20 a 59 anos, o que deve diminuir a curva de contágio.

Lopes ressaltou que assinou todos os protocolos de intenções existentes para adquirir as doses de vacina para Roraima, apresentou o número de vacinas aplicadas por dose com cobertura em tempo real e a distribuição de leitos hospitalares em todas as unidades mantidas pelo Estado, incluindo o Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC), administrado por uma empresa terceirizada.

Também foi exposto à Comitiva sobre o estoque de oxigênio disponível para atender as unidades de saúde em Roraima, a contração e atuação de profissionais e medicamentos existentes e estoque de medicamentos. Ao final da reunião, ficou acertado que a OAB Roraima receberá um relatório diariamente para acompanhar as ações.

“A partir do momento que a secretário apresenta o seu trabalho e envia estes relatórios com transparência para acompanhamento dos órgãos de fiscalização e controle colocando a OAB neste rol, vamos acompanhar, não somente no sentido de cobrar, mas também de contribuir para buscar soluções e amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 em Roraima”, disse Ednaldo Vidal.

Marcelo Lopes ressaltou a importância da visita da Comitiva da Ordem no sentido de fortalecer as ações de combate à pandemia em Roraima, considerando que o Estado é pequeno e as instituições são mais próximas, sendo preciso que os órgãos se unam para combater a Covid-19.

Ele enfatizou que o fim da pandemia está relacionado à vacinação e a flexibilização das medidas não farmacológicas devem ser tomadas com a dosagem correta para que a barreira imunológica e imunidade de rebanho seja concretizada no estado.

“A OAB Roraima recebeu todos os dados e, a partir de agora, vai receber a mesma documentação, a mesma prestação de contas que a gente passa para a Defensoria Pública originada pela Ação Civil Pública do Ministério Público Estadual e que a gente mantém diariamente, agora a OAB também passará a receber para acompanhar os trabalhos, a estratégia e tudo que acontece em relação à Covid- 19 aqui em Roraima”, afirmou Lopes.