OAB/RR – Manifestação do Juramento e compromisso dos novos advogados deve ocorrer por videoconferência

A Primeira Câmara Julgadora do Conselho Seccional de Roraima da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RR) analisou cerca de 40 pedidos de inscrição na Ordem durante a primeira sessão realizada por videoconferência nesta segunda-feira, 06.04. Na ocasião, também foram analisados pedidos de cancelamento e realizados outros atos de competência privativa dos membros que a compõem.

A vice-presidente da OAB/RR e presidente da Primeira Câmara, Clarissa Vencato, ressaltou que a realização da sessão por meio de videoconferência foi realizada para dar vazão à considerável demanda acumulada de pedidos de inscrição. Entretanto, a continuidade da sessão na mesma modalidade ocorrerá no dia 13.04, às 16 horas, para julgamento e apreciação dos mais de cem pedidos formulados nos meses de fevereiro e março de 2020, período de isolamento e suspensão das atividades em razão da Pandemia do Coronavírus.

Para o presidente da OAB/RR, Ednaldo Vidal, a videoconferência passa a comunicação sem ruídos sendo a maneira mais eficiente para obtenção de resultados e de extrema importância nessa época de pandemia. “Ainda não sabemos quando a situação alarmante atual será controlada. Neste momento, é fundamental seguir todas as recomendações da OMS e órgãos semelhantes. E a OAB/RR está observando todas as orientações sem prejudicar o andamento dos trabalhos”, afirmou.

Após o deferimento dos pedidos e respectivo pagamento da anuidade, será feito o juramento dos novos advogados e advogadas, também por videoconferência, em data e horário a serem individualmente informados, com posterior liberação da Carteira digital da OAB por meio do Aplicativo OAB Digital. A solenidade de entrega das carteiras e cartões da Ordem por meio físico deve correr, provavelmente, no mês de maio ou em outra data a ser definida, conforme autorização do Conselho Federal.

“A intenção agora é minimizar os prejuízos da espera devido ao isolamento social para evitar que os colegas e recém ingressados na Ordem sofram mais prejuízos e fiquem impedidos de trabalhar. E em momento oportuno, vamos realizar este ato tão importante, em segurança, para que os novos advogados e advogadas participem da solenidade acompanhados de seus familiares sem que sejam submetidos a qualquer tipo de exposição que possa afetar a saúde coletiva”, afirmou Clarissa Vencato.

A sessão foi interrompida após rompimento de um cabo de fibra óptica que inviabilizou conclusão dos trabalhos, de maneira que as pautas foram deslocadas para o dia 13 de abril. Esta é a segunda reunião nesta modalidade na história da OAB/RR sendo que, pela primeira vez o Juramento será virtual.

O advogado Jorci Mendes de Almeida Júnior enalteceu a realização da sessão por meio de videoconferência de maneira excepcional, tendo em vista as condições adversas que a sociedade vivencia no momento atual. “Não podemos parar com os trabalhos da Seccional em prol dos novos colegas que pretendem ingressar na carreira. Portanto, a reunião por ser um meio muito eficaz veio para revolucionar a Advocacia, proporcionando dinamismo e agilidade” afirmou.