Aconteceu na tarde desta segunda-feira (27 de junho), a entrega de carteiras a mais 10 novos advogados. A solenidade foi após a abertura da V Reunião Ordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Roraima.
O presidente da Ordem, Rodolpho Morais, deu boas vindas aos novos colegas e destacou que a OAB é casa dos advogados e que nela os profissionais podem encontrar apoio, orientações e, inclusive, contribuir para o fortalecimento da profissão, participando das comissões.
“Quero deixar aqui o convite aos novos advogados que queiram integrar essa equipe que trabalha diuturnamente para o fortalecimento e valorização da advocacia roraimense. A OAB está de porta abertas. Aqui a é a casa de vocês”, completou, lembrando ainda da Caixa de Assistência da Advocacia de Roraima (Carr), que é o braço social da Ordem.
“É a instituição que proporciona benefícios para os advogados seja na área de saúde, como de seguro e previdência, além de oportunizar descontos em alguns estabelecimentos da cidade. Estamos trabalhando para que os advogados entendam que o pagamento de suas anuidades é, na verdade, um investimento para a nossa carreira e para a nossa vida”, ressaltou.
A jovem advogada Elisa Jacobina de Castro Catarina, ao descrever a emoção do momento de receber sua carteira funcional, definiu essa etapa como a mais importante da carreira do advogado.
“É o momento que nós recebemos as prerrogativas para exercer nossa profissão, e é também quando nos lembramos de toda dedicação durante a faculdade e de todos os sonhos que temos quando escolhemos essa carreira para seguir”, definiu a advogada, lembrando que hoje considera ter vencido mais uma etapa e afirma que pretende contribuir na vida dos clientes que terá pela frente.
João Batista Catalano também recebeu a carteira nesta segunda-feira. Ao contrário de Elisa, Catalano está iniciando agora a terceira profissão. Ele já possui formação nas áreas de Ciências Sociais e Segurança Pública, e atua há bastante tempo com a questão indígena.
Para ele, a formação em Direito servirá como um complemento do trabalho que já desenvolve a frente da Funai e que poderá apoiar ainda mais o movimento indígena. “Escolhi essa área agora porque está relacionada às atividades que já exerço porque entendo que o mais importante que ter uma legislação, é implementar esses direitos, fazer valer a lei. Não basta estar apenas positivado no ordenamento jurídico, e esse é o papel do advogado, atuar para que aquilo que esteja garantido na constituição seja realmente implementado de fatos através de políticas públicas com o acompanhamento da advocacia”, observou.
Outra nova colega que recebeu a carteira e que também já possui formação em outras áreas foi a advogada Cinelande Melo da Silva Norberto. Ela possui formação em Ciências Contábeis e Administração.
“Esse momento é realmente um momento de grande satisfação e de dever cumprido. E as expectativas são as melhores. Que possamos atuar da melhor forma na defesa do estado do direito democrático e defendendo a nossa Constituição como acabamos de fazer o juramento aqui”, afirmou.