QUINTO CONSTITUCIONAL – Advogado Ataliba de Albuquerque toma posse como Juiz eleitoral Substituto

Com a presença de profissionais da Advocacia, autoridades estaduais e familiares, o Advogado Ataliba de Albuquerque Moreira tomou posse nesta terça-feira, 28.01, no cargo de juiz da Corte Eleitoral de Roraima durante sessão solene no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

Com a posse do novo Juiz, o Quinto Constitucional está completo naquela Corte que conta ainda com os juízes eleitorais substitutos Rozane Pereira Ignácio e Francisco de Assis Guimarães Almeida. A posse foi prestigiada pelo Presidente do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RR), Ednaldo Vidal e a Vice – Presidente, Clarissa Vencato.

Ex-servidor do TRE-RR, em seu discurso, o recém empossado Juiz Ataliba de Albuquerque lembrou de experiências e peculiaridades encontradas quando participou  da realização dos testes para a utilização da urna eletrônica no Estado de Roraima e ressaltou a emoção de ser o primeiro ex-servidor a compor a Corte Eleitoral.

“Estou realmente feliz e realizado em compor esta Corte anos após ter ocupado cargo em comissão e poder contribuir para o processo eleitoral na condição de Juiz Eleitoral”, disse.

O presidente da OAB Roraima, Ednaldo Vidal, enfatizou que o momento é significativo para a instituição que passa a compor a Corte após realização de todo o processo eleitoral com eleição acirrada entre os candidatos.

“Todos os candidatos que concorreram detém conhecimento e notoriedade na área jurídica. Temos excelentes representantes na Corte e o juiz Ataliba Albuquerque vem somar com os demais magistrados que compõe o TRE-RR. Essa jurisdição eleitoral se torna ainda mais importante, pelo papel de garantir a lisura dos pleitos e a efetivação da vontade popular”, afirmou.

Durante a cerimônia, o presidente do TRE-RR, Jefferson Fernandes, destacou a qualificação de todos os advogados que fizeram parte do processo eleitoral para a lista sêxtupla até a escolha do nome pela Presidência da República. Ele deu boas vindas ao novo Juiz e desejando votos de boa sorte no pleito.

Os Juízes Substitutos Rozane Ignácio e Francisco Guimarães usaram da palavra para dar boas vindas ao novo magistrado. Rozane Ignácio enalteceu a conduta de Ataliba de Albuquerque nas relações com os colegas quando atuavam nas Assessorias. “Tenho certeza que a experiência vai contribuir muito nas decisões desta Corte”, disse.

“O Quinto Constitucional é uma garantia legal que temos e hoje vemos este direito assegurado com todas as vagas preenchidas com a OAB atuando de maneira célere para fazer cumprir este dispositivo legal”, afirmou o Juiz Francisco Guimarães.