O local passou por uma reforma, realizada em parceria com a Sejuc e depois foi todo aparelhado pela OAB
A reinauguração do espaço ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 23, pela Diretoria da OAB e titulares da Sejuc
Depois de mais de uma ano fechado, o espaço que era destinado ao atendimento da Advocacia dentro da Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo) voltou a funcionar. A Sala da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima) foi reinaugurada na manhã desta quarta-feira, dia 23, na principal unidade prisional do Estado.
O local passou por uma reforma, realizada em parceria com a Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) e depois foi todo aparelhado pela OAB, com mobiliário e equipamentos para viabilizar o trabalho dos advogados que atuam no atendimento dos reeducandos.
Para o presidente da OAB-RR, Rodolpho Morais, essa ação é uma clara demonstração do reconhecimento da Advocacia pelo sistema prisional do Estado, que cedeu esse espaço, o que possibilitou essa reestruturação e um atendimento mais adequado aos reeducandos.
“Com essa parceria do Governo do Estado de Roraima, o empenho de toda Diretoria da OAB-RR, membros do Conselho Seccional e colegas advogados, conseguimos agora oferecer um espaço apropriado para o trabalho dos profissionais da Advocacia e atendimento adequado aos reeducandos aqui da penitenciária. Hoje estamos entregando uma estrutura completamente diferente da que encontramos no início da nossa gestão e essa é apenas uma demonstração inicial de como vamos gerir e trabalhar na OAB nesses três anos, com respeito e valorização ao advogado”, declarou Morais, informando ainda que o processo de contratação dos reeducandos para trabalharem nas salas da OAB, nas unidades prisionais do Estado, está em fase de conclusão e dentro em breve, o projeto OAB Ressocializa estará sendo colocado em prática.
O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Josué Filho, destacou que este é um momento de satisfação para o sistema prisional, visto que essa estrutura era uma cobrança intensa por parte dos advogados que precisam atender dentro da Pamc, mas que também vinha da parte dos familiares dos reeducandos e dos próprios detentos, que solicitam um espaço destinado para esta finalidade.
“Estávamos há cerca de um ano com esse espaço fechado, mas com certa estrutura pra funcionar, e essa Diretoria da OAB teve a sensibilidade de tomar a iniciativa de reestruturar da melhor maneira e reativar o local. Agradecemos a presteza da OAB e garantimos que essa parceria vai continuar”, afirmou o secretário.
A próxima unidade a ter a Sala da OAB reativada é a da Cadeia Pública de Boa Vista, que está em fase de finalização do trabalho de reestruturação. A previsão é que no mês de abril o espaço seja entregue.