Seccional Roraima prestigia posse de promotores de justiça no MP

A OAB Roraima prestigiou a solenidade de posse de quatro promotores de justiça no Ministério Público do Estado de Roraima. A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), no auditório da instituição. Com a posse dos novos promotores de justiça substitutos, o MP passa a ter um quadro de 49 membros, sendo 10 procuradores e 39 promotores de justiça.

A advocacia foi representada pelo presidente da Seccional Roraima, Rodolpho Morais. Em seu discurso de boas vindas aos promotores, ele parabenizou a sociedade roraimense pela conquista na mesma semana de mais quatro promotores, além da posse de novos juízes no Tribunal de Justiça, na última quarta-feira (13).

Morais destacou aos novos membros do MP que o momento é de união entre as instituições que formam o sistema de justiça. “O momento é de fortalecer os vínculos institucionais e, assim, somarmos forças para garantir o Estado Democrático de Direito. O que esperamos é estabelecer cada vez mais uma relação de respeito institucional, para que possamos trabalhar juntos em prol dos interesses comuns e em favor da sociedade”, ressaltou.

A procuradora-geral de Justiça, Elba Amarante, ressaltou que a posse dos promotores de Justiça vem ao encontro da iminente necessidade do MPRR em aumentar o quantitativo de seus membros, a fim a continuar a bem exercer o papel para o qual foi consagrado pela Constituição Federal.

“Se espera dos integrantes de um Ministério Público forte e atuante, que tenham a capacidade de estabelecer uma adequada interlocução com a sociedade. Aos membros cabe promover sempre a justiça, defender a democracia e zelar pela res pública”, destacou a procuradora-geral de Justiça.

Representantes dos poderes Executivo e Judiciário, do Tribunal de Contas do Estado, da Associação do Ministério Público do Estado de Roraima (AMPER) e do Conselho Nacional do Ministério Público, membros do MPRR, familiares e servidores da Instituição prestigiaram a solenidade.

PERFIL – Os novos promotores passam a morar em Roraima a partir de agora, pois todos os aprovados no 9º concurso público para promotor do Ministério Público são de estados do sul e sudeste do país.

Abaixo um breve histórico dos promotores de justiça substitutos que tomaram posse nesta sexta-feira:

Raphael Talles Pereira é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em Direito Público pela pela Universidade Cândido Mendes – UCAM/RJ. Exerceu o cargo de Advogado Público, como Procurador Autárquico, no Município de Belo Horizonte e atuou como docente no Curso de Especialização em Direito Processual da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS.

Lincoln Ziniolo é natural de Curitiba, Paraná (PR), Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e pós-graduado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Zaniolo era concursado em cargo efetivo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), onde atuava como técnico judiciário.

Valcio Luiz Ferri é natural de Foz do Iguaçu, Paraná (PR), formado em administração de empresa pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Bacharel em Direito pela Faculdade Unificada de Foz de Iguaçu – UNIFOZ e pós-graduado em Direito Civil pela Universidade Gama Filho. Trabalhou como gerente regional da empresa Varig e recentemente atuava como advogado em escritório jurídico.

Joaquim Eduardo dos Santos é natural de Santos, São Paulo (SP) e Bacharel em Direito pela Universidade Paulista -UNIP. Trabalhou como Oficial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal e atualmente atuava como concursado em cargo efetivo de Analista de Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo.