FLUXO MIGRATÓRIO VENEZUELANO: Ao receber relatório da OAB/RR, Lamachia afirma que vai buscar ajuda internacional

O presidente da Seccional Roraima, Rodolpho Morais, levou ao Conselho Federal os problemas relacionados ao fluxo migratório de venezuelanos que ocorre em Roraima

O presidente da OAB Roraima, Rodolpho Morais, entregou hoje (22) ao presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia, um relatório da atual situação em que se encontram os venezuelanos que fogem da crise política e econômica da Venezuela e tentam um abrigo em Roraima.

“Nós vimos in loco as circunstâncias em que os refugiados estão abrigados. A situação é crítica e uma ação coordenada precisa ser feita urgentemente para enfrentar o problema. Nossa intenção é convocar a OAB para que discuta internamente sobre como contribuir e sensibilizar as autoridades sobre a questão migratório, que não é só de direitos humanos mas de saúde, de segurança pública e social”, explicou Morais.

O presidente do Conselho, Cláudio Lamachia, ao receber o relatório da OAB/RR informou que a Ordem estará empenhada em contribuir e que vai buscar, inclusive, apoio internacional. “Vamos buscar apoio de organismos internacionais para que possa de alguma maneira interferir de uma forma que seja um pouco mais humana para todo esse processo que aflige a todos nós e que nos preocupa muito”, explicou.

Ele afirmou ainda que o tema merece atenção, pois trata acima de tudo de cidadania. “O Conselho Federal com a Seccional vai alcançar alguma solução para esta situação que é desesperadora desse número de pessoas que estão saindo da Venezuela e entrando através de nossas fronteiras, pois queremos também que o nosso povo e essas pessoas que estão lá chegando, todos tenham efetivamente segurança”, completou.