ADVOGADAS DA CDH DEBATEM NA MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS

capa CDH

A 10ª edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Mundo que aconteceu em Boa Vista este mês contou com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, por meio de sua Comissão dos Direitos Humanos (CDH).

As advogadas Marlene Catanhede e Eudyafla Nogueira foram as debatedoras dos filmes ‘Do meu lado’ (com a temática diversidade religiosa) e ‘Os bebês roubados pela ditadura Argentina’ (temática infância e direito à memória e à verdade).

O encontro reuniu alunos e professores do Senac, no auditório da instituição. Segundo a advogada Eudyafla Nogueira, os participantes aproveitaram o momento para não só discutir os assuntos apresentados nos filmes, mas também para tirar dúvidas jurídicas com as representantes da OAB.

“Houve questionamentos sobre o aborto, muitos falaram da cultura religiosa dos Testemunhas de Jeová, violência doméstica e sistema penitenciário”, lembra a advogada.

Para ela, a Mostra é inovadora ao utilizar a 7ª Arte como forma de incentivar o debate e ao mesmo tempo dar oportunidade para que as pessoas discutam alguns assuntos até polêmicos e que muitas vezes deixam dúvidas sobre como agir e a quem recorrer quando estiverem diante de situações em que ocorra a violação de seus direitos fundamentais.

“E a participação da Comissão serviu ainda para reforçar a nossa missão que é a proteção da vida, seja no combate às discriminações e ao preconceito de toda ordem como na defesa das garantias dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal”, concluiu.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo foi criada em 2006 como uma das ações estratégicas da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A ação foi expandida ao longo dos últimos 10 anos e, atualmente, ocorre em todas as capitais federais do Brasil.

A Mostra é uma das estratégias do Governo Federal para a consolidação da cultura e da educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Nestes dez anos, a Mostra expandiu em alcance e em escopo – da América do Sul para o Hemisfério Sul, e agora, na 10ª edição, como Mostra Internacional, além de contar, pelo terceiro ano consecutivo, com cerca de 1.000 pontos de difusão pelo país, assumindo assim um caráter descentralizador e democrático.

Realizada pela SDH/PR, a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é produzida pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM).

IMG-20160610-WA0044