Advogados prestigiam inauguração do prédio da Caixa de Assistência e ESA

A nova sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (Caarr) e da Escola Superior de Advocacia (ESA) foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (17). O evento abriu a programação alusiva à Semana da Advocacia em Roraima e contou com a participação quase completa da diretoria do Conselho Federal da OAB e de presidentes de Caixas de Assistência de seis estados do país.

Com a casa lotada de advogados, advogadas e autoridades locais, nos discursos, além de celebrar a especial conquista que a advocacia roraimense obteve, os dirigentes da OAB ressaltaram a união da classe em todo o país e destacaram que a realização de sonhos como aquele era o resultado dessa aglutinação que existe entre os profissionais do direito em busca cada vez mais da valorização do advogado.

O presidente da Seccional Roraima, Rodolpho Morais, agradeceu e ressaltou que a participação dos diretores do Conselho Federal da OAB no evento possuía um simbolismo para o momento que a classe roraimense está passando com a prisão de um advogado, na semana passada, durante o exercício de sua profissão.

“O que celebramos hoje aqui é uma conquista para a advocacia roraimense, apesar de ter sido arranhada com essa prisão injusta, ilegal e arbitrária. Mas isso não é condição para baixarmos a cabeça. Pelo contrário. Isso deve ser um incentivo para que cada vez mais a advocacia venha a lutar pela cidadania, lutar pelo estado democrático de direito. E a presença dos diretores do Conselho Federal aqui em Roraima nessa data demonstra a união da advocacia brasileira”, afirmou Morais.

Para o presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia, a inauguração da nova sede da Caarr e ESA em Roraima demonstra o esforço e união efetiva do Sistema OAB. “A nossa força para enfrentarmos todas as dificuldades que nós temos hoje, vem exatamente da união da advocacia brasileira e não tenho dúvida alguma em afirmar isso”, reforçou.

Claudio Lamachia também falou acerca da prisão do colega advogado roraimense. “Nós vamos fazer um exame criterioso em cima de todo esse processo e, na medida em que tivermos a certeza e a consciência do que se tratou essa prisão, nós estaremos trabalhando para responsabilizar os agentes públicos que cometeram este ato porque é inadmissível a situação que aqui está posta, que é a criminalização da advocacia”, completou.

O presidente do Conselho Federal estava acompanhado de seu vice, Luís Cláudio Chaves, do secretário geral adjunto, Ibaneis Rocha, do direitor-tesoureiro, Antonio Oneildo Ferreira, do presidente da Comissão Nacional das Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos, e do coordenador nacional da Concad e presidente da CAA/DF, Ricardo Peres, e sua diretoria.

Também esteve em Roraima para prestigiar a inauguração do novo prédio, os presidentes das Caixas de Assistência do Mato Grosso do Sul, José Armando Cerqueira, do Tocantins, Flávio leão, do Rio Grande do Sul, Rosane Marques, do Espírito Santo, Carlos Alledi, e do Rio de Janeiro, Marcello Oliveira. Além dos diretores da OABPrev de Minas Gerais, Armando Quintão, presidente, e o diretor de Investimentos da OABPrev, Guilherme Vilela.

_MG_3574 - Copia

CAPA