Comitiva do CNMP visita OAB/RR para tratar de correição – geral

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu nesta segunda-feira, 1º de abril, a visita da comitiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O CNMP está realizando correição-geral nas unidades do Ministério Público do Estado de Roraima.

O corregedor nacional substituto e procurador de Justiça do MPRR, Fábio Bastos Stica, juntamente com o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima; o conselheiro nacional do Ministério Público, Sílvio Roberto Amorim e o presidente da Associação dos Membros do MP em Roraima, Alessandro Tramujas Assad foram recebidos pelo presidente da OAB/RR, Ednaldo Vidal, na sala de reuniões da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR).

Também participaram da reunião a secretária-geral do Conselho Seccional, Éllen Eurídice Rodrigues Cardoso; a tesoureira do Conselho Seccional, Marlene Moreira Elias; o procurador estadual de Defesa das Prerrogativas da OAB/RR, Francisco das Chagas Batista e o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/RR, Vinícius Guareschi.

Roraima é o único estado do Brasil em que a correição pelo CNMP ocorre em quase sua totalidade. Apenas o município de Pacaraima não passará pela correição devido à particularidade momentânea que enfrenta em virtude da migração. O presidente da OAB/RR, Ednaldo Vidal, destacou que a correição é essencial para apontar questões que possam ser aperfeiçoadas na atuação das unidades do MP.

“Temos muito apreço pelo CNMP e pelo bom relacionamento entre instituições. Esta troca de experiências do sistema de Justiça, com o detalhamento da atuação dos MP’s em Roraima são muito importantes para o Brasil e para a sociedade. E a Ordem dos Advogados do Brasil é parceira nesta integração institucional que visa a defesa da cidadania e das prerrogativas, bandeira defendida de maneira intransigente pelo Conselho Seccional”, declarou.

Fábio Bastos Stica enalteceu a composição atual da diretoria e elogiou a relevante atuação da OAB para ordenamento jurídico brasileiro, característica do órgão. E enfatizou que a parceria e o poder de articulação do CNMP com a Ordem dos Advogados favorecem todos os cidadãos. “Todos temos uma raiz na OAB e estamos aqui para reiterar que o Conselho Nacional do Ministério Público está à disposição da Ordem para receber sugestões que possam melhorar o atendimento aos cidadãos e garantir as prerrogativas da advocacia”, afirmou.

O chefe de gabinete do CNMP, Rinaldo Reis Lima, destacou a representatividade da OAB junto ao CNMP, considerando fundamental a interlocução no sistema de Justiça. “Esta união é essencial na efetivação da justiça. E melhor ainda é ver que em Roraima, esta parceria institucional se transforma em amizade, de maneira que a luta pela defesa dos direitos sociais e da cidadania se fortalece”, disse.