HOJE É O ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO PARA O EXAME DE ORDEM UNIFICADO

OABRR-

A primeira fase 20º Exame da OAB será realizada no dia 24 de julho. A segunda está marcada para o dia 18 de setembro

Termina hoje (20) o período de inscrição do 20º Exame de Ordem Unificado, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As inscrições devem ser feitas até às 23h59min de hoje, exclusivamente, via internet no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a instituição que aplica a prova.

O valor da taxa de inscrição é R$ 240,00 e pode ser pago até o dia 7 de julho. A aplicação da prova objetiva (1ª fase) está marcada para acontecer no dia 24 de julho, das 13h às 18h, horário de Brasília. Já 2ª fase do Exame, a prova prático-profissional, será no dia 18 de setembro de 2016.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. Podem participar do Exame bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Além dos estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres também podem fazer o exame.

O EXAME

Serão 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Também serão cobradas questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

21ª EDIÇÃO

Em 2016, a OAB vai realizar três edições do Exame Unificado. O primeiro aconteceu em abril e maio. A segunda edição será em julho e setembro. E a última, a 21ª, será em novembro e janeiro de 2017.

E sobre a próxima edição, o Conselho Federal da OAB informou hoje que o 21º Exame de Ordem Unificado sofreu uma alteração na data de aplicação da primeira fase. Conforme o comunicado, a data foi alterada porque coincidiria com o dia de aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

As inscrições para a próxima edição vão começar no dia 26 de setembro e seguem até o dia 10 de outubro. E a aplicação da prova da primeira fase mudou agora para o dia 27 de novembro. A segunda fase continua marcada para o dia 22 de janeiro de 2017.