NOTA DE APOIO À ADVOCACIA CRIMINALISTA

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, voz constitucional do cidadão, em sua finalidade estatutária pela defesa da Constituição e dos Direitos Humanos, vem a público manifestar INDIGNAÇÃO à forma hostil com que a advocacia criminalista passou a ser tratada nos últimos tempos na sociedade brasileira e oferecer total apoio aos profissionais que atuam nessa área.

As ofensas e acusações a que advogados e advogadas criminalistas estão sendo submetidos nada mais é que uma triste constatação de que a sociedade passou a confundir as funções constitucionais que o profissional exerce com as atitudes e crimes cometidos por seus clientes. Os profissionais que defendem acusados de crimes de qualquer ordem estão sendo tratados como se fossem bandidos.

Não somos e nunca seremos inimigos da sociedade, pelo contrário, nosso compromisso sempre foi pela defesa da Justiça e das garantias constitucionais, que são o alicerce do Estado Democrático de Direito. O que a advocacia defende são as garantias seculares do devido processo legal, da ampla defesa, do contraditório, da presunção de inocência e da dignidade da pessoa humana.

Reforçarmos nosso comprometimento com essa luta permanente pela valorização da profissão e o respeito às prerrogativas profissionais. Advogado criminalista não é advogado criminoso!

Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima