OAB encerra programação da semana da mulher com sessão de cinema

‘Estrelas Além do Tempo’ relata a história real de três negras que, na década de 60, lutam por direitos iguais

A OAB Roraima, por meio da Comissão da Mulher Advogada, encerra hoje (9) à noite a programação comemorativa da Semana da Mulher com uma sessão de cinema, no Sesc Mecejana, a partir das 19h. O filme escolhido este ano foi ‘Estrelas Além do Tempo’.

O filme conta a história real de três mulheres negras que, na década de 1960, foram decisivas para o sucesso das missões da Nasa, a agência espacial americana. Uma dessas mulheres era Katharine Johnson, responsável pelos cálculos de reentrada da cápsula espacial que levava o primeiro astronauta norte-americano a entrar em órbita da Terra, John Glenn. As outras eram Dorothy Vaughan, uma das únicas supervisoras negras da agência, e Mary Jackson, a primeira engenheira negra da Nasa.

Na época em que o filme é retratado, as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos Estados Unidos. Portanto, além de provar que tinham competência dia após dia, essas mulheres precisam lidar com o preconceito arraigado para consiguir ascender na hierarquia da Nasa.

‘Estrelas Além do Tempo’ recebeu três indicações ao Oscar 2017 como melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer (que interpreta a cientista Dorothy Vaughan). Além disso, foi premiado em outros festivais, como de melhor elenco no SAG Awards 2017.

Precisa de ajuda? Fale Conosco