OAB realiza 1ª fase do XXII Exame de Ordem Unificado neste domingo

Nesta edição, 544 pessoas farão o Exame de Ordem em Roraima. A aplicação da prova será nas Faculdades Cathedral

No próximo domingo (2), acontece a 1ª fase do XXII Exame de Ordem Unificado, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em Roraima, 544 candidatos estão inscritos e farão a prova na Faculdade Cathedral.

Os inscritos farão a prova em Boa Vista às 12h, horário local. A aplicação da prova terá duração de cinco horas. De acordo com a FGV, o gabarito será divulgado no mesmo dia, 2 de abril, e o resultado preliminar está previsto para acontecer no dia 17 de abril.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição como advogado nos quadros da OAB. Participam do Exame pessoas que já concluíram o curso de Direito, quem concluiu mas que ainda está pendente a colação de grau, além dos estudantes de Direito do último ano do curso ou dos dois últimos semestres.

Em Roraima, a maioria (55,69%) dos candidatos inscritos para esta edição do Exame são bacharéis em Direito. O restante, 241 candidatos, ainda aguardam a colação ou estão no último ano do curso. Os bachareis e estudantes que farão a prova são, na esmagadora maioria, da iniciativa privada. Apenas 28 candidatos são de instituições de ensino superior pública.

O EXAME

A primeira fase do Exame, consiste na aplicação de uma prova com 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Também serão cobradas questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Ainda para este ano, a OAB vai realizar mais duas edições de Exames de Ordem Unificado. O próximo edital será lançado no dia 30 de maio. O último, o edital será lançado no dia 19 de setembro.