OAB Roraima apoia Campanhas “Setembro Amarelo” e “Setembro Verde”

SETEMBRO AMARELO é uma campanha brasileira de PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si, sem julgamentos, contra si ou contra o outro. Ligue 188.

A Campanha “SETEMBRO VERDE” é alusiva ao Dia Nacional da DOAÇÃO DE ÓRGÃOS (27 de Setembro). O Setembro Verde incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos. O objetivo da campanha é incentivar o cidadão a declarar para seus familiares e amigos a intenção de ser um doador. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e também tecidos, como ossos, tendões, pele, córneas e valvas cardíacas. Ou seja, um único doador pode salvar até dez vidas.

O “SETEMBRO VERDE” também é um mês de conscientização à PREVENÇÃO DO CÂNCER DE INTESTINO, campanha realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP). O câncer de colo de intestino é o segundo tipo de câncer que mais mata no mundo e em frequência fica atrás dos tumores de próstata ou mama. Quanto antes o câncer for identificado maiores são as chances de cura, por isso, a prevenção é fundamental. O Setembro Verde é uma campanha criada para reforçar os métodos preventivos a serem realizados em relação à doença e para que a sociedade tenha consciência dos riscos da patologia.

 

Informações:

https://www.setembroamarelo.org.br

http://www.abto.org.br

https://sbcp.org.br

Precisa de ajuda? Fale Conosco