OAB Roraima no Colégio de Presidentes de Comissões de Defesa do Consumidor

colégio de presidentes das CDCs
A 2ª vice-presidência do Colégio ficou com o estado de Roraima, representado pelo presidente da CDC da OAB, Ronnie Brito

A OAB Roraima, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), passou a integrar a direção do Colégio de Presidentes das Comissões de Defesa do Consumidor que foi criado, na semana passada, durante o evento Setembro Consumidor, realizado em Cuiabá.

O presidente da CDC da Seccional Roraima, Ronnie Brito foi eleito o 2º vice-presidente do Colégio. A presidência ficou com a representante da OAB Alagoas, Marié Alves, e a 1ª vice-presidência com o da Seccional de Mato Grosso, Rodrigo Palomares. O secretário-geral é Cassio Drumond, da OAB do Espírito Santos, e a secretária-adjunta é Teresa Moesch, do Rio Grande do Sul.

Para Ronnie Brito, a conquista do cargo no Colégio de Presidentes é de extrema importância para Roraima no sentido de proporcionar uma maior interação e participação do estado nas discussões com o restante do Brasil.

“Apesar de termos a menor seccional do país, teremos agora a oportunidade de discutir diretamente com os representantes do Centro-Sul, onde notadamente as políticas de defesa do consumidor estão mais avançadas. E isso deverá contribuir de forma significativa para a implantação dos trabalhos mais importantes em Roraima e também na Região Norte, onde a OAB Roraima também será o representante do Norte do Colégio de Presidente”, explicou o presidente da CDC da OAB.

O presidente da OAB Roraima, Rodolpho Morais, avalia que a eleição do representante do estado para o Colégio de Presidente das CDCs demonstra o crescimento, o fortalecimento e respeito à advocacia roraimense para que participe das discussões nacionais do Sistema OAB.

“Nossa Seccional vem ocupando espaços importantes nos debates a nível nacional como é o caso do diretor tesoureiro do Conselho Federal, Antônio Oneildo, agora o presidente da CDC no Colégio de Presidentes e a secretária-geral da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Florany Mota”, destacou.

O encontro onde aconteceu a criação e eleição da diretoria do Colégio de Presidentes fez parte da programação do evento Setembro Consumidor, realizado pela OAB de Mato Grosso em parceria com o Procon Municipal de Cuiabá.

O representante da Seccional Roraima participou ainda da palestra que discutiu a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor nos planos de saúde, além das práticas abusivas adotadas pelas operadoras dos planos. Houve ainda debates de diversos temas envolvendo o consumidor e as relações de consumo.