OAB vai reativar salas nas unidades prisionais do Estado

Os espaços estavam ociosos há meses e agora receberão melhorias para que os profissionais da Advocacia possam podem contar com essas estruturas

Uma comitiva da OAB-RR visitou na manhã desta quarta-feira, dia 13, as estruturas disponibilizadas pelo Estado para atuação dos advogados no sistema prisional

Depois de visitas realizadas na manhã desta quarta-feira, dia 13, na Pamc (Penitenciária Agrícola do Monte Cristo) e na Cadeia Pública de Boa Vista, a OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima) formatará o levantamento das necessidades estruturais e adorará providências imediatas para reativar as salas destinas ao trabalho da Advocacia nesses locais.
Uma comitiva, conduzida pelo presidente da instituição, Rodolpho Morais, e pelo vice Ednaldo Vidal, acompanhada pelo secretário estadual de Justiça e Cidadania, Josué Filho, e pelo adjunto, coronel Francisco Borges, conferiu pessoalmente as condições estruturais de cada um dos espaços cedidos pelo Estado nas unidades e estabeleceram que o trabalho será realizado dentro do sistema prisional com o mais alto nível de parceria possível.
“Estivemos anteriormente na Secretaria de Justiça e Cidadania, onde combinamos essa visita para conhecer melhor a estrutura oferecia aos advogados que atuam diretamente no sistema prisional. A intenção era de verificar as instalações das salas disponibilizadas para OAB, para levantar as necessidades e estabelecer as melhorias necessárias para oferecer condições dignas de trabalho aos profissionais que atuam nesses locais”, explicou o presidente da OAB-RR, Rodolpho Morais, garantindo ainda que as providências para a adoção dessas melhorias já serão adotadas de imediato para que as salas da OAB passem a funcionar o mais rápido possível.
O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Josué Filho, afirmou que existe total disponibilidade por parte do sistema prisional em trabalhar em parceria com a OAB e destacou a importância da nova gestão da instituição já estar tomando este tipo de inciativa. “Começou bem essa nova diretoria, já bem articulada e formando parcerias para desenvolver o trabalho da melhor maneira. Da nossa parte vamos contribuir e contar a colaboração da OAB também”, declarou.
A comitiva conheceu ainda as obras das novas instalações para vistoria de veículos na Pamc e para abrigo dos visitantes, que estão sendo construídos na parte externa da unidade prisional, o local de revista dos visitantes, com detectores de metais, além do alojamento dos agentes penitenciários e a sala das audiências do Tribunal de Justiça do Estado.
Morais informou que com base nessas visitas prévias, já será montada uma pauta para uma reunião com o Sindicato dos Agentes Penitenciários e outra com a Defensoria Pública do Estado, no entanto, assim que concluída a formação da Comissão de Direitos Humanos da OAB, uma nova visita, mais completa será agendada para fazer o levantamento das condições de cumprimento de penas pelos reeducandos nas unidades prisionais do Estado. “Assim que terminadas as melhorias necessárias nas salas da OAB vamos reinaugura-las oficialmente e assim que a comissão dos Direitos Humanos for formada por completo, ela fará um levantamento atualizado sobre sistema penitenciário do Estado e acompanhará a todas as demandas deste setor, visando fiscalizar a situação e colaborar com sugestões e propostas de melhorias”, explicou Morais.

_MG_0760

_MG_0761

_MG_0776

_MG_0782

_MG_0785

_MG_0788

_MG_0820

_MG_0823

_MG_0827

_MG_0836

_MG_0840

_MG_0852

_MG_0914

_MG_0940

_MG_0947

_MG_0969

_MG_0970

_MG_1005

_MG_1011

Fotos: Reynesson Damasceno

Precisa de ajuda? Fale Conosco