OAB/RR ELABORA GUIA PRÁTICO DE ACESSO AOS SISTEMAS PROCESSUAIS ELETRÔNICOS

Comissão de TI

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, por meio da Comissão de Tecnologia da Informação (CTI), está elaborando um Guia Prático de apoio aos advogados de início de carreira sobre os Sistemas de Peticionamento Eletrônico.

O objetivo da iniciativa é oferecer uma ferramenta que detalhe as configurações básicas com passo a passo, para que os profissionais da advocacia possam acessar os sistemas eletrônicos judiciais.

E o presidente da OAB/RR, Rodolpho Morais, ressalta que não só os advogados de início de carreira serão beneficiados com o guia. “Como ex-presidente da Comissão de TI e ex-secretário do Conselho Federal, sei da importância desse guia para toda a advocacia, já que é um processo que deve ser estudado e conhecido por todos os operadores do direito, uma vez que a Justiça estadual e federal vem fazendo a digitalização dos processos. Por isso estamos dando total apoio para a produção desse manual de orientação da advocacia na utilização dos processos judiciais eletrônicos”, afirma.

De acordo com o presidente da Comissão, advogado Erick do Valle, esta semana os membros da CTI estão organizando inicialmente o guia do PJe. A previsão é que na reunião da próxima semana o grupo aprove o projeto e conclua os detalhes dos demais sistemas como Projudi, E-Proc, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

Os advogados reforçaram na reunião da CTI, que atualmente os profissionais da área precisam acessar pelo menos cinco sistemas diferentes para peticionar e posteriormente manipular, dada as especificidades tecnológicas adotadas por cada um deles.

ESCRITÓRIO DIGITAL
Ainda quanto aos sistemas eletrônicos de peticionamento, os membros da CTI estão levantando informações sobre os procedimentos para implantação em Roraima do Escritório Digital Eletrônico.

O Escritório Digital é um software desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para integrar os sistemas processuais dos tribunais brasileiros e permitir ao advogado que centralize em um único endereço eletrônico a tramitação dos processos judiciais.

Um representante da Comissão já esteve no TJ/RR para identificar os procedimentos que estão sendo tomados para que a justiça estadual passe a adotar o Escritório Digital. No próximo encontro da CTI será discutida essa questão e levada à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, para análise.