OAB/RR inicia Censo da Mulher Advogada de Roraima

Abertura Senso

A pesquisa faz parte das ações da OAB ao proclamar 2016 como o Ano da Mulher Advogada

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima lançou o Censo da Mulher Advogada de Roraima. Tem início hoje (13) o período de preenchimento da pesquisa que está sendo realizada pela OAB para traçar o perfil da profissional da advocacia roraimense. A participação na pesquisa deverá ser feita pela internet até o dia 27 de julho.

O link para responder o Censo da Mulher Advogada de Roraima está disponibilizado no site da OAB e também será enviado para os emails das advogadas. Caso alguma profissional esteja com o endereço eletrônico desatualizado, pode acessar o site da Ordem ou entrar em contato com a OAB para informar o novo email.

Ao lançar a pesquisa, membros da Comissão da Mulher Advogada apresentaram o Censo para o presidente em exercício da OAB Roraima, Ednaldo Vidal. De acordo com a presidente da Comissão, Marceli Souza, a pesquisa para traçar o perfil socioeconômico da advogada roraimense é uma das diretrizes do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada, aprovado ano passado pelo Conselho Federal da OAB quando proclamou 2016 como o Ano da Mulher Advogada.

“O Plano possui uma série de diretrizes a serem implementadas até janeiro de 2017 e uma delas visa identificar, por exemplo, quantas advogadas são indígenas, quantas são negras ou pardas, se exercem a advocacia pública ou privada, além de saber das dificuldades que a advogada enfrenta na atuação enquanto profissional do direito”, explica a presidente.

Segundo Marceli, as informações que a OAB/RR dispõe até o momento são referentes à quantidade de profissionais inscritas em Roraima, que são 774 ativas, das quais 598 são de inscrições naturais, ou seja, que são originárias da Seccional roraimense.

Além disso, já foi detalhada a participação das advogadas nas Comissões da OAB Roraima. Atualmente, 145 profissionais foram nomeados para comissões na Ordem, sendo que 53,79% desse grupo é formado por advogadas e 46,21% são advogados.

A presidente da Comissão explica que essas informações também fazem parte do Censo que visa identificar como está a participação da mulher advogada na organização interna da OAB.

PLANO ESTADUAL

Conforme Marceli, após a realização do Censo as advogadas de Roraima deverão se reunir na Conferência Estadual e terão ainda como missão para este ano a elaboração, consolidação e aprovação do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada.

“E todas essas informações que deverão ser levantadas no Censo e na Conferência vão municiar a Comissão da Mulher Advogada da OAB/RR para a elaboração do plano que o Conselho da Seccional deve aprovar até dezembro”, explicou.

Clique aqui para participar do Censo:
Aqui