Para OAB, instituições públicas devem agir de forma conjunta contra insegurança pública

Para OAB, instituições públicas devem agir de forma conjunta contra insegurança pública

O presidente da Seccional Roraima, Rodolpho Morais, participou nesta quinta-feira (27) de uma reunião conjunta convocada pela governadora Suely Campos, após os incidentes registrados na madrugada de ataques contra veículos e órgãos públicos na cidade.

No encontro foram discutidas soluções e melhorias para o Sistema Prisional roraimense e também contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Elaine Bianchi, dos secretários de Segurança Pública, coronel Paulo César, de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dagoberto Gonçalves, a delegada geral de Polícia Civil, Edneia Chagas, além de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público estadual e outras instituições ligadas à segurança pública no Estado.

Para o presidente da OAB Roraima, Rodolpho Morais, a entidade estará sempre à disposição para discutir e tentar buscar melhorias para a sociedade e destacou que o problema agora não se restringe mais apenas ao Sistema Prisional.

“O que vem acontecendo nos últimos anos dentro do Sistema Prisional reflete na nossa sociedade. Todas as instituições hoje aqui representadas estão unidas para trabalhar de forma conjunta em busca de soluções para minimizar esses problemas. É importante que possamos dar efetividade aos projetos que o Executivo vem desenvolvendo, como as novas unidades prisionais, a reestruturação do Sistema Prisional e o reaparelhamento da Segurança Pública”.

A governadora Suely Campos enfatizou que a reunião, deu efetividade ao Conselho de Segurança Pública de Roraima, formado por representantes de diversas instituições.

“A segurança é um dever do Estado e inclui os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Nessa reunião de hoje, nós tivemos oportunidade de debater e apresentar propostas no sentido do enfrentamento aos problemas de segurança. Todos os representantes se colocaram à disposição para atuar de maneira integrada, estabelecendo estratégias para um combate mais efetivo à criminalidade no nosso Estado”, enfatizou a governadora.

O secretário Paulo César disse que a partir do registro dos incidentes na madrugada, de forma imediata, as forças de segurança iniciaram um trabalho de investigação para capturar os responsáveis pelos atos de vandalismo.

“Nós já iniciamos uma resposta de Estado, desde o registro dos incidentes. Todas as forças que compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social foram acionadas e por meio das agências de inteligência, estão atuando de forma integrada. Os envolvidos nos atos de vandalismo já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia. Um inclusive já foi preso e outro está prestes a ser capturado. Eles serão, na forma da lei, responsabilizados pelos atos que praticaram. O Estado fará uso inclusive da força na sua gradação. E em casos de enfrentamento armado contra integrantes das organizações criminosas, com o uso de armas de fogo pelos nossos policiais, inclusive, se necessário, o emprego letal para a defesa da sociedade”, disse.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Elaine Bianchi destacou a importância do encontro com representantes das instituições que integram os sistemas judiciário e prisional.

“A parceria com o Executivo visa ampliar os cuidados com o Sistema Prisional, não só para a construção dos presídios, mas todo o sistema, com celeridade para buscarmos as soluções desses problemas. Nossa intenção é ajudar o Executivo e tratar o Sistema Prisional como ele deve ser tratado, com cuidado, transformando esses ambientes em locais de ressocialização, para que o reeducando possa sair apto a voltar à sociedade e ao mercado de trabalho, mas fazendo isso juntos, unindo forças”.

Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado

Precisa de ajuda? Fale Conosco