O presidente da OAB Roraima Ednaldo Vidal e o advogado Francisco Salismar estiveram reunidos com as delegadas de Polícia Civil, Darlinda Moura, delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Roraima; e Simone Arruda, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Roraima – Adepol/RR.
O objetivo da reunião foi tratar sobre a preocupação da classe com a conclusão do concurso público – em andamento – para preenchimento das vagas de delegado, dentro do prazo estabelecido pelo edital. Pois, o número atual destes profissionais é considerado desproporcional para a demanda existente.
Atualmente, a Polícia Civil de Roraima dispõe de 51 delegados ativos, dos 120 aprovados no concurso de 2004.
O concurso de 2023 ofertou 35 vagas, o que preocupa a classe, considerando que em cinco anos, a instituição poderá ter seu quadro reduzido em virtude da possibilidade de aposentadoria por tempo de serviço dos atuais delegados.
“A preocupação da classe é importante e a OAB Roraima se propõe a acompanhar o processo até sua conclusão, se reunindo com autoridades estaduais responsáveis pelo certame para que as fases não sofram alterações. Pois, a deficiência de material humano na instituição não pode prejudicar a população”, afirmou Ednaldo Vidal.
OAB Roraima – Portas Abertas!