Rumo Certo – Convênio firmado entre OAB e Prefeitura garante inserção de jovens no mercado de trabalho

Rumo Certo – Convênio firmado entre OAB e Prefeitura garante inserção de jovens no mercado de trabalho

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, Rodolpho Morais, e a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, assinaram um convênio com o Executivo Municipal, nesta quinta-feira (18), que beneficiará diretamente os jovens do Programa Rumo Certo, da Secretaria de Gestão Social (Semges). O programa atende 112 jovens, entre 15 e 18 anos, e os insere no mercado de trabalho em áreas administrativas de órgãos públicos e instituições parceiras da prefeitura.

A OAB Roraima é a mais nova parceira da Prefeitura que já possui convênios firmados com o Sebrae/RR, Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR), Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR), IEL e secretarias municipais. De acordo com Simone Queiroz, secretarias da Semges, seis jovens já estão capacitados e prontos para ingressar na OAB.

Segundo a secretaria, este convênio oportuniza aos jovens o preparo adequado para o mercado de trabalho, pois eles não seguem uma grade única e se adéquam as funções administrativas de cada repartição. “Realizamos encontros semanais e, assim, fazemos este acompanhamento de perto. O que nosso projeto se diferencia dos demais é esse leque de oportunidades que os jovens têm”, destacou.

Para o presidente da OAB Roraima, Rodolpoho Morais, a parceria com o programa Rumo Certo faz parte das ações da Seccional no sentido de abrir possibilidades aos jovens que têm interesse de ser inseridos no mercado de trabalho, além disso, será benéfica para ambos.

“O convênio vai trazer inúmeros benefícios para a OAB, mas será muito mais importante para os adolescentes beneficiados, que terão a oportunidade de vivenciar a rotina diária de trabalho antes do tempo e, lá na frente, estarão bem preparados com as experiências que terão conosco”, ressaltou.

Rumo Certo

Cada jovem participante recebe uma bolsa de R$210 para contribuir com a renda familiar e garantir a permanência na escola. O projeto não atende apenas jovens com vulnerabilidade econômica, mas também aqueles que tenham família numerosa e, principalmente, que estejam na escolaridade correta.

Em horário oposto ao escolar, eles complementam a carga horária com esta experiência de aprendizado e aperfeiçoamento profissional. A maioria dos jovens quando atingem a maioridade no projeto, já ingressam direto na faculdade ou as próprias instituições os contratam, dependendo do seu desempenho.

Para se cadastrar no programa, é necessário procurar qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Após o cadastro, uma equipe responsável realiza uma visita social e verifica se o jovem está de acordo com os critérios pré estabelecidos. Depois de inserido, este jovem passa por um processo de capacitação antes de ser encaminhado para os órgãos parceiros.

Com informações da SEMUC

Precisa de ajuda? Fale Conosco