SEMANA DA ADVOCACIA: Termina 3ª Conferência Estadual da Advocacia de Roraima

Ao longo dos quatro dias de conferência, o público teve a oportunidade de participar de painéis de debate e assistir palestras sobre os mais diversos temas relacionados ao exercício da profissão

O diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antonio Oneildo Ferreira, abriu as apresentações da última noite (Foto: Vitória Barreto)

Encerrou nesta quinta-feira, dia 17, o ciclo de palestras e painéis da 3ª Conferência Estadual de Advocacia da seccional Roraima da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR). Durante os quatro dias de evento, o público teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre assuntos pertinentes ao exercício da profissão.

A conferência contou com oito palestrantes, juristas renomados e vários lugares do país, e reuniu mais de 700 pessoas, entre autoridades, advogados e acadêmicos, durante os quatro dias do evento.

Na última noite marcaram presença no palco o advogado Antônio Oneildo Ferreira, abordando o tema “A natureza Contramajoritária da Advocacia” e o advogado Paulo Nicholas Nunes, da OAB Alagoas, com a palestra “Sucesso com direito”. Para encerrar a programação, alusiva ao dia do advogado, comemorado no último dia 11, a classe se prepara para o tradicional Baile do Rubi.

O primeiro palestrante da última noite, o advogado e conselheiro federal Antônio Oneildo Ferreira, destacou a importância da realização da Conferência Estadual. “No festivo dia da advocacia a OAB, a classe reflete, festeja, debate, compartilha ideias, avalia a força, expressão e necessidades da advocacia em nosso Estado. Nesse momento de reflexão, a seccional decidiu refletir sobre o cenário em Roraima”, disse.

Ele acrescentou que o tema da palestra, “A natureza contramajoritária da advocacia”, tem justamente esse objetivo, aprofundar a reflexão sobre a classe. “Tratamos sobre a defesa do Estado democrático de direito, os protagonistas no sistema de justiça. Com isso pretendemos para além da avaliação, contribuir para a defesa e o fortalecimento da advocacia”, afirmou o conselheiro.

Quanto à bibliografia sobre o tema, ele afirmou que o assunto ainda não é muito explorado. “Poucos autores falam sobre esse assunto. Eu sou um dos poucos com quatro publicações nesse sentido em bibliotecas de direito pelo Brasil. A primeira é a natureza contramajoritária da advocacia sob a perspectiva da teoria democrática, o segundo é através da história, o terceiro é sob a perspectiva ética e profissional e o último sobre o recrudescimento do Estado Policial”, lembrou.

Sobre a produção de conhecimento gerada na 3ª Conferência Estadual da Advocacia, Ferreira afirmou que: “Nestes quatro dias os advogados e acadêmicos de cursos de direito tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e se aperfeiçoaram em determinados assuntos. Isso é de suma importância, pois mostra que temos condições de produzir conhecimento aqui mesmo em Roraima”, disse.

ÚLTIMA PALESTRA – Já o encerramento do ciclo de palestras e painéis ficou por conta do advogado Paulo Nicholas Nunes, OAB-AL, falando sobre “Sucesso com direito”, uma palestra motivacional que animou o público. Entres os assuntos abordados, eles destacou que dedicação, motivação, criatividade e o amor à profissão são fatores necessárias para ter uma carreira de sucesso em qualquer área, não somente no direito.

O encerramento do evento foi com o advogado Paulo Nicholas Nunes, da seccional Alagoas da OAB, com a palestra “Sucesso com direito”. (Foto: Vitória Barreto)

Pra mim foi uma honra estar em Roraima trazendo esta palestra para esses advogados e acadêmicos. Já estive aqui em 2015 com a minha família para subir o Monte Roraima. Desta vez a experiência também foi gratificante, pois tive a oportunidade de apresentar um pouco do meu trabalho para os colegas de profissão aqui de Roraima. Espero que possa retornar em outras situações”, afirmou.

No encerramento, o presidente da OAB Roraima, Rodolpho de Morais, agradeceu a participação de todos que prestigiaram e fizeram a realização do evento possível. “As conferências estaduais são uma obrigação das seccionais da OAB a cada triênio e que não vinham sendo feitas por aqui. Retomamos este importante trabalho, que só engrandece e fortalece a profissão em nosso Estado”, disse.

BAILE – E para encerrar as comemorações da Semana da Advocacia de 2017, a Seccional Roraima vai realizar hoje (18) o seu tradicional Baile do Rubi. O local este ano será no espaço de eventos Le Jardin, a partir das 21h. “Estamos trazendo uma atração nacional, de São Paulo, que é a banda Serial Funkers, que já participou do programa da Globo, Super Star. Além deles, teremos o cantor Kiko Britez, a banda Back Country e o VJ Márcio Mota. Tudo está sendo preparado com muito carinho para comemorarmos o Dia da Advocacia”, ressalta Morais.

A entrada para o Baile do Rubi dá direito ao convidado se divertir ao som das três atrações, além de saborear um coquetel volante com entradas de salgados, mini porções, lanche da madrugada e mesa de frios, além de bebidas geladas como cerveja, refrigerantes, água e suco.

Todas as atividades realizadas este mês para comemorar o dia 11 de Agosto foram realizadas pela Seccional por meio da ESA com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados (Caarr), do Tribunal de Justiça e a parceria do Grupo Perin, Rebouças Distribuidora, Centro Universitário Estácio, Faculdades Cathedral, Grupo Folha de Comunicação, Ágape Turismo e Rede Amazônica Roraima.