Superintendente da Polícia Federal recebe presidente da OAB Roraima para tratar sobre segurança em área indígena

Nesta quinta-feira, 27.05, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), Ednaldo Gomes Vidal, acompanhado do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Roraima, Hélio Abozaglo, esteve em visita institucional ao superintendente da Polícia Federal no Estado, José Roberto Peres, empossado no dia 20 de maio, em substituição ao delegado Richard Murad Macedo, tratando sobre as ações de segurança, de combate ao crime na terra indígena Yanomami e estreitamento das relações entre os órgãos.

Na ocasião, Ednaldo Vidal ressaltou que a situação requer uma atenção especial, considerando que as ações devem garantir a integridade física e segurança das pessoas que vivem na região. Porém, é necessário assegurar que os conflitos não voltem a ocorrer.

“A Ordem é defensora dos direitos das minorias e esta situação na região é delicada. Por isso, estamos buscando a Polícia Federal no sentido de firmar uma parceria para acompanhar de perto as ações por meio da Comissão de Direitos Humanos da OAB Roraima e nos colocar à disposição para atuar em conjunto no que for necessário”, afirmou.

O ex-superintendente Richard Murad Macedo, participou da reunião e fez uma explanação sobre as ações realizadas pela Polícia Federal em conjunto com o Exército Brasileiro, afirmando que, mesmo diante das dificuldades de terreno e clima na região, todas tiveram êxito.

José Peres corroborou que a Polícia Federal continua monitorando a área e acompanhando as movimentações no sentido de garantir a integridade física dos indígenas que moram no local, conforme a decisão proferida no dia 8 de julho de 2020, pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709.

A ADPF 709 determina que o governo federal adote uma série de medidas para conter o contágio e a mortalidade por Covid-19 entre a população indígena. Entre essas medidas estão o planejamento com a participação das comunidades, a realização de ações para contenção de invasores em reservas e criação de barreiras sanitárias.

Ao final da reunião, Ednaldo Vidal, elogiou a profícua gestão de Richard Murad à frente da Polícia Federal em Roraima, deu boas vindas ao superintendente José Roberto Peres e reiterou convite para uma visita à sede da OAB Roraima em momento oportuno para tratar de assuntos outros assuntos envolvendo as duas instituições.